Perguntas Frequentes

Quem pode ser associado da APAF?

Todos aqueles que exerçam a atividade profissional de analista financeiro ou outra atividade profissional e / ou académica ligada à análise financeira de empresas e de instrumentos financeiros por estas emitidos, à análise dos mercados financeiros, à gestão de patrimónios mobiliários, à direção financeira de empresas ou, em geral, todos os que desenvolvem uma atividade profissional ligada à área financeira.

Como apresentar a minha candidatura a associado?

Apresente a sua candidatura preenchendo o formulário disponível aqui.

Envie este formulário preenchido para apaf@apaf.org.pt

Como posso liquidar a minha quota anual de associado?

Através de transferência bancária para o IBAN correspondente à conta da APAF PT50 0018 000009374841001 82 - Santander

Se desejar optar por débito direto ou outras formas de pagamento, pode contactar-nos através do email apaf@apaf.org.pt 

Quem pode solicitar o Certificado Europeu de Analista Financeiro?

Todos que possuam uma Pós Graduação em Análise Financeira ministrada pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) ou pela Porto Business School (PBS)

Por que razão só estas duas Pós Graduações habilitam ao CEFA?

Uma vez que apenas os programas destes 2 cursos estão acreditados pela Federação Europeia de Analistas Financeiros (EFFAS)

Como posso obter o meu Certificado Europeu de Analista Financeiro?

Deverá preencher e assinar este requerimento aqui e devolvê-lo à APAF para apaf@apaf.org.pt

Que documentos devem ser apresentados para requerer o meu CEFA?

Ao formulário preenchido, junte uma cópia simples do diploma da Pós Graduação

Quanto custa requerer o CEFA e como posso pagá-lo?

A emissão do Diploma CEFA é solicitado á APAF e tem um custo atual de 200,00€ (duzentos euros).

Este valor poderá ser pago através de transferência bancária para o IBAN correspondente à conta da APAF, e que é o PT50 0018 000009374841001 82 / Santander.

Agradecemos que efetue o pagamento com notificação para o nosso email (apaf@apaf.org.pt).

Onde e por quem é emitido o meu CEFA?

A emissão do Diploma é feita em Frankfurt e entre o seu requerimento e a sua receção poderá demorar cerca de quinze dias.

Tenho de ser associado da APAF para requerer o meu CEFA?

Para requerer o seu CEFA não necessita ser associado APAF, no entanto caso tenha intenção de ser Associado, consulte Torne-se associado - Vantagens ou contacte-nos através do e-mail apaf@apaf.org.pt.

Atualmente, a APAF tem em vigor uma campanha de oferta da jóia de inscrição e de quota de associado de 2019 para todos aqueles que sejam detentores do Certificado Europeu de Analista Financeiro (CEFA) e pretendam tornar-se associados da APAF.

 

O que é a consultoria para investimento em valores mobiliários?

A consultoria para investimento em instrumentos financeiros é um serviço de investimento a que se podem dedicar os intermediários financeiros registados na CMVM.

Este serviço pode igualmente ser prestado por outras pessoas autorizadas para o efeito pela CMVM, denominados consultores para investimento, sendo então restrito aos valores mobiliários.

O consultor para investimento pode também receber ordens de clientes relativamente a valores mobiliários e transmiti-las a intermediários financeiros para execução.

No entanto, não lhe podem ser conferidos poderes para gerir com discricionariedade as contas de clientes.

Quem pode ser consultor para investimento?

Podem ser consultores para investimento (ou exercer a atividade em consultor para investimento sob a forma de pessoa coletiva) as pessoas consideradas idóneas e detentoras de qualificações aptidão profissional adequadas.

O consultor para investimento é remunerado pelos investidores pelos serviços prestados, e emite uma nota de honorários com todas as quantias entregues, com indicação precisa dos serviços prestados.

Os consultores para investimento autorizados pela CMVM podem constituir sociedades, ou outras pessoas coletivas, tendo em vista o exercício, pelos próprios, da atividade de consultoria para investimento, garantindo a transparência na sua atividade e na relação com os seus clientes.

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