14 jun 2019

APAF anuncia a 1ª Edição da Certificação CESGA

A APAF – Associação Portuguesa de Analistas Financeiros anuncia o lançamento da 1ª Edição da Certificação CESGA – Certified ESG Analyst, em Portugal.

Os desafios sociais e ambientais globais, os riscos regulatórios e reputacionais, e as novas oportunidades de mercado, tornam o conjunto das informações ambientais, sociais e de governança (ESG - Environmental, Social and Governance) uma fonte de dados de importância crescente para a comunidade de Analistas Financeiros e para os investimentos em geral.

Nesse contexto, a integração de informações ESG na cadeia de processos de investimento e na avaliação é essencial. Até agora, apenas algumas abordagens, e poucas soluções, existem para apoiar os profissionais de investimento na integração do ESG. Embora considerado cada vez mais relevante para as decisões de investimento, estima-se que menos de 15% dos profissionais de investimento recebam algum tipo de formação ESG.

Esta informação é confirmada pelo World Economic Forum, que considera que inadequados modelos de valorização de ESG são uma das barreiras mais importantes para a integração de variáveis ​​ESG no fluxo principal das decisões de investimento.

A APAF está a lançar a 1ª Edição da Certificação CESGA em Portugal, disponível através da Plataforma online da EFFAS – European Federation of Financial Analysts Societies, entidade que organiza o Programa nos países europeus em que está presente.

O programa CESGA – Certified ESG Analyst - é orientado para todos os profissionais de investimento comprometidos com questões ESG.

As inscrições para a 1ª Edição do Programa CESGA são em número limitado, assim como as condições de acesso. Os candidatos deverão enviar um email para apaf@apaf.org.pt a solicitar a sua inscrição.

Consulte toda a informação sobre o Programa CESGA aqui.