Torne-se associado – Vantagens

Se pretende tornar-se Associado da APAF, deverá apresentar a sua candidatura:

  1. Preencha aqui o formulário de candidatura a Associado APAF
  2. A sua candidatura será apreciada pela Direção da APAF e a decisão ser-lhe-á comunicada logo que possível
  3. Caso venha a ser aprovada, a sua candidatura considera-se oficializada após o pagamento da joia de inscrição (25,00 €) e da quota anual dos membros da APAF (40,00€)
  4. O pagamento destes valores poderá ser realizado através de transferência bancária para o IBAN correspondente à conta da APAF (PT50 0018 000009374841001 82 - Santander) ou gerando uma referência MB diretamente na sua Área de Associado

  5. Envie o seu comprovativo de pagamento para apaf@apaf.org.pt e receberá o respetivo recibo

  6. A partir desse momento, passará a ser um Associado de pleno direito e receberá todas as informações, convites e notificações relativas às nossas atividades e eventos

Atualmente, a APAF tem em vigor uma campanha de oferta da jóia de inscrição e de quota de associado de 2021 para todos aqueles que sejam detentores do Certificado Europeu de Analista Financeiro (CEFA) e pretendam tornar-se associados da APAF.

Caso pretenda aderir a esta campanha contacte-nos através de  apaf@apaf.org.pt.

Representação dos profissionais do setor

A APAF é o rosto do analista financeiro, o interlocutor privilegiado na defesa dos interesses destes profissionais e o agente promotor das mudanças necessárias ao desenvolvimento da atividade de análise financeira.
Somos a entidade de referência em Portugal que representa os profissionais de análise financeira e de consultoria para investimento junto de várias instituições, designadamente a CMVM, assim como de associações internacionais representativas deste setor profissional, como são a ACIIA - Association of Certified International Investment Analysts e a EFFAS - European Federation of Financial Analysts Societies.

Certificação profissional dos analistas financeiros

O exercício profissional da atividade de análise financeira e de consultoria para investimento pressupõe que estes profissionais possuam um certificado reconhecido pela CMVM, como é o caso do certificado emitido pela EFFAS (Certified European Financial Analyst – Certificado CEFA) e do certificado emitido pela ACIIA (Certificado CIIA). Trata-se de entidades certificadoras de prestígio internacionalmente reconhecido das quais a APAF é membro.
O Certificado CEFA pode ser obtido, através da APAF, terminando com aproveitamento o curso de Pós-Graduação em Análise Financeira ministrado pela Porto Business School ou pelo IDEFE-ISEG.

Formação especializada para os associados

A formação regularmente promovida pela APAF potencia a empregabilidade e a valorização profissional dos seus associados.
A APAF contribui para que os analistas financeiros e os consultores para investimento mantenham os seus conhecimentos profissionais atualizados.
Neste sentido, temos uma função essencial em matéria de formação, promovendo a permanente atualização dos conhecimentos técnicos e princípios deontológicos dos nossos associados.

Promoção da atividade do analista financeiro

Promovemos o desenvolvimento da atividade de análise financeira, designadamente organizando encontros entre analistas financeiros ao longo do ano para a troca de experiências e conhecimentos relativos a temas relevantes para o exercício da profissão.
A APAF assume-se como espaço privilegiado de networking para todos os seus associados.

Informação atualizada para os associados

É dever da APAF manter informados os analistas financeiros e os consultores para investimento de toda a informação, de natureza legal e económica, que seja relevante para o exercício da sua atividade.
Acompanhamos proativamente a evolução do enquadramento legal e económico da atividade do analista financeiro e disponibilizamos essa informação a todos os nossos associados.

Internacionalização da atividade

A APAF está fortemente empenhada em promover a projeção internacional dos seus profissionais, missão que, no atual contexto económico e financeiro, se constitui de enorme relevância. Nesse sentido, trabalhamos com entidades congéneres estrangeiras, designadamente associações oriundas de países de língua oficial portuguesa, com vista à internacionalização da atividade do analista financeiro português.

Cooperação com outras entidades e associações profissionais

A APAF coopera com todas as entidades que desempenham uma missão relevante no sistema financeiro português, assim como com outras associações profissionais, nomeadamente a Ordem dos Economistas ou a Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, e coopera também com associações representativas de outros setores de atividade do mercado de capitais.